Neste final de semana (14 e 15/09), a praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho, vai receber o Festival Gastronômico do Coco. César Santos, Cláudio Manoel, Nina Burkhardt, Rafael Andrade, Daniel Bastos e Adriana Arregui  –  Chefs renomados da gastronomia pernambucana  – irão dar um toque especial no evento, que será aberto ao público.  Também haverá na ‘arena gastronômica’, um espaço composto por restaurantes locais, onde estarão à venda iguarias variadas. O Festival é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo em parceria com o Sebrae.

Durante o decorrer do evento, os chefs estarão ministrando oficinas gratuitas utilizando o coco e frutos do mar.  No sábado (14), às 15h, César Santos irá iniciar o ciclo com a palestra ‘Frutas da terra/Frutos do mar – A cozinha empreendedora de César Santos’. O chef vai finalizar sua participação com a receita ‘Coqueiros de Pernambuco’. Ainda no sábado, Nina Burkhardt irá ministrar, às 16h, a aula-show de ‘Pão de coco com diversos recheios’, iguaria que é tradicional do distrito de Jussaral. Seguido a programação o chef, Cláudio Manoel ensinará aos visitantes a fazer caldinhos em três texturas. Encerrando as oficinas, o chef Daniel Bastos dará uma aula-show ensinando os segredos do ‘Cebiche de frutas do litoral e coco’.

No Festival, também haverá competição entre os restaurantes participantes. O vencedor do prato “destaque” vai com o Chef César Santos para a 27º edição do Agrinordeste, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro, no Centro de Convenções. A escolha será feita por voto popular.

Além da gastronomia, o artesanato produzido no Cabo também trará suas nuances, através de exposição e comercialização de produtos da terra. Esculturas de tronco de coqueiro, flores com fibra de coco e acessórios com a palha do fruto e outros elementos feito do coco estarão disponíveis no Festival.

 

Texto: Sidney França

 

OFICINAS CULINÁRIAS

 

14/09 – Sábado

15h – Palestra com Chef César Santos “Frutas da terra, frutos do mar”

Tema da receita: Coqueiros de Pernambuco

16h15 – Chef Nina Burkhardt

Receita: Pão de Coco frito com recheios diversos

17h15 – Chef Cláudio Manoel

Receita: Caldinho em três texturas

15/09 – Domingo

15h –  Chef Daniel Bastos

Receita: Cebiche de frutas do litoral e coco

16h – Chef Rafael Andrade

Receita: Gelatina Brûllée de leite de coco com sorbet de manga e granite de água de coco.

17h –  Chef Adriana Arregui

Receita: Mousse de tapioca com cocada quente