A emoção tomou conta do Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, neste sábado (05/10). Um grupo de 18 estudantes da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho que participam do primeiro programa de intercâmbio Do Cabo Para o Mundo embarcou com destino a Argentina. Eles se despediram de amigos e familiares para vivenciar uma nova cultura e aprender ainda mais a língua espanhola.

O aluno Vinícius Tomas de Brito, da Escola Modelo Padre Antônio de Melo, na Charneca, era só ansiedade. Ele chegou acompanhado de familiares e não conteve a emoção. “ Meu coração está a mil. Não consigo expressar o que estou sentindo agora, mas a vontade de chorar é gigante. Sei que é de alegria e gratidão por essa oportunidade”, disse. Os estudantes foram recepcionados pela Escola de Música José Ladislau Pimentel.

Durante o intercâmbio, com duração de dois meses, os alunos ficarão hospedados em casas de famílias nativas e, irão receber ajuda de custo mensal no valor de $ 200 dólares americanos, equivalente a 12 mil pesos, moeda local. Em reais, esse valor corresponde a R$ 812,00. Além de vivenciar a grade curricular aplicada na Argentina, os intercambistas poderão participar de passeios turísticos, culturais e estreitar laços com estudantes de outras nacionalidades.

O Cabo de Santo Agostinho é a primeira cidade da região metropolitana a realizar o programa de intercâmbio. Para o prefeito, Keko do Armazém, “hoje foi um dia de muita emoção, alegria e ansiedade. Estar junto dos nossos alunos que embarcaram para Córdoba, na Argentina, é de uma sensação incrível. Cada pai, mãe ou parente que compareceu, mostrava a felicidade de ver que o investimento na vida de cada um dos estudante valeu a pena”, concluiu. O grupo desembarca na Argentina às 02h20 da madrugada do domingo (06).

Além dos 18 estudantes, com retorno previsto para 05 de dezembro deste ano, embarcaram dois professores da rede municipal de ensino, que ficarão por um mês no país e, um assistente técnico da Secretaria Municipal de Educação, que ficará por uma semana acompanhando os alunos. Já na próxima sexta-feira (11/10) o segundo grupo com 27 intercambistas viaja para o Canadá.

O programa Do Cabo Para o Mundo, criado em 2018, tem como objetivo oportunizar os estudantes da rede pública municipal de ensino o aprofundamento dos estudos em outro idioma, Inglês ou Espanhol, para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.

 

Texto: Natália Andrade
Foto: Léo Domingos