A  Secretaria de Programas Sociais e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional promovem a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.  O evento será realizado nessa terça-feira (08/10), no SEST/SENAT,  das 8h às 17h.

A conferência abordará o tema “Como (não) falar de comida de verdade se a fome está de volta?”,  que será ministrado em palestra  pelo agrônomo e doutor em associativismo e cooperativismo, Erandir Francisco da Silva.

O objetivo é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito à alimentação adequada e saudável. Durante o evento também serão eleitos novos delegados,  titulares e suplentes que ficarão responsáveis por encaminhar as demandas a etapa estadual.

 

Veja a programação:

9h às 9h30 – atração cultural

09h30 às 10h00 – Solenidade de Abertura

 

10h00 às 11h00 – Leitura e Aprovação do Regimento

– Facilitadora: Flávia Lucena

-Coordenadora: Michelle Maciel – Coordenadora do Projeto SISAN UFRPE

 

11h00 às 12h00    – Palestra Magna: “Como (não) falar de comida de verdade se a fome está de volta?

-Palestrante: Erandir Francisco da Silva – Agrônomo formado pela UFRPE com licenciatura Plena em Ciências Agrárias e Doutorado em Associativismo e Cooperativismo.

– Coordenador: Micheline Gonçalves – Técnica em Serviços Sociais do Projeto SISAN UFRPE

 

13h00 às 15h00 – Oficinas Temáticas

Sala 1:  Avanços, ameaças e perspectivas à consolidação da comida de verdade, Soberania Segurança Alimentar.

Facilitador: Reginaldo Xavier – Gerente de Serviço Social do Projeto SISAN Universidade e Secretário Geral CONSEA-PE

Coordenador: Luciano Cipriano da Silva -Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (Sociologia Rural) pela UFRPE e Mestrado e, Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela UFRPE.

Sala 2:  Estratégias para o fortalecimento do SISAN e para garantia da participação e controle social.

Facilitador: Ivaldo Ferreira Gomes – Secretário Executivo do CONSEA-PE e Membro da  CAISAN/PE Representante da Secretária de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco.

Coordenadora: Suzeane Soares Oliveira – Bacharel em Nutrição, Pós-graduada em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade dos Alimentos e Especializada em Segurança Alimentar pelo SESI

 

15h00 às 16h00 – Plenária Final: Leitura, Discussão e Aprovação das Propostas dos Grupos Temáticos.

Facilitador: Erandir Francisco da Silva – Agrônomo formado pela UFRPE com licenciatura Plena em Ciências Agrárias e Doutorado em Associativismo e Cooperativismo.

Coordenadora: Maria do Carmo da Silva – Graduada em Serviço Social, Gerente de Proteção Social Básica.

 

16h00 às 17h00 – Leitura das moções, eleição e apresentação dos (as) delegados (as) e titular (s) e suplentes (s) para 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Facilitador: Erandir Francisco da Silva – Agrônomo formado pela UFRPE com licenciatura Plena em Ciências Agrárias e Doutorado em Associativismo e Cooperativismo.

Coordenadora: Maria do Carmo da Silva – Graduada em Serviço Social, Gerente de Proteção Social Básica.