Hoje  foi dia das moradoras de Pirapama e bairros próximos, cuidar da saúde.  A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho levou para a USF de Pirapama a programação do Outubro Rosa, que incluiu exames de mamografia, citologia, palestras educativas e testes de HIV e Sífilis. A ação acontecerá até o final do mês nas 44 unidades de saúde da família, reforçando a necessidade de prevenção ao câncer de mama.

Enquanto as mulheres aguardavam pelo exame de mamografia,  tiveram a oportunidade de aprender sobre o que é o câncer, a importância de realizar a mamografia e o autoexame.  A técnica ajuda a identificar estágios iniciais da doença,  apalpando das mamas sete dias  após o período inicial da  menstruação.

No carro da mamografia foram distribuídas 80 fichas nos turnos da manhã e tarde. Quem realizou exames no caminhão da mamografia poderá pegar os resultados após 30 dias na Unidade da Saúde de Pirapama.  Na oportunidade também foram realizados serviços odontológicos como aplicação de flúor, distribuição de escovas, atendimentos clínicos e orientações sobre o tratamento bucal no tratamento do câncer de mama.

Dona Liduane Albuquerque, 50 anos, aproveitou o momento para se cuidar. “Eu não deixo de fazer o exame, já fiz a mamografia duas vezes e continuo  sempre realizando. Precisamos ficar atentas a nossa saúde não só durante a campanha mas durante toda nossa vida”, ressaltou.  Na rede pública de saúde a realização da mamografia é indica para pacientes dos 50 aos 69 anos.  O Cabo tem 13 mil mulheres nessa faixa etária.

Texto: Beatriz Lima
Foto: João Barbosa