Teve início nesta segunda-feira (07/10) no Cabo de Santo Agostinho,  a Semana da Infância Saudável.  A atividade é realizada anualmente nas escolas na segunda semana de outubro, para trabalhar temáticas de hábitos saudáveis na infância, como alimentação, prática de atividades físicas e higiene bucal. O público alvo são crianças dos quatro aos dez anos de idade. Hoje foi a vez dos alunos da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, em São Francisco receber o projeto.

As atividades são realizadas de maneira lúdica, através de teatro de bonecos e encenação, e conta com uma equipe composta pela coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente e Programa Saúde na Escola, Nobélia Duarte; Edna Diniz, Coordenadora de Nutrição do município e Suely Carneiro Leão, coordenadora de Saúde Bucal.

Os pequenos ficaram bem atentos e interagiram o tempo todo.  Estefani da Silva Santos de oito anos, aprendeu ligeirinho que o consumo de frutas e legumes são indispensáveis para o bem-estar.  “Pipoca não é saudável e cenoura é boa para enxergar melhor! ”.

Edna Diniz, Coordenadora de Nutrição do Município salientou que é muito importante os pais ficarem mais atentos a lancheira dos pequenos, “O município disponibiliza de uma dieta balanceada para a faixa etária dos 04 aos 10 anos, existe frutas e legumes nas merendas, mas infelizmente muitos pais insistem em rechear as lancheiras com industrializados”.

Para Suely Carneiro Leão,  “é importante falar de higiene bucal dentro da semana de alimentação saudável, porque a alimentação está ligada a saúde bucal”.

 

Texto: Cristhiane Arantes

Foto: Gilberto Crispim