Nesta sexta-feira (11/10) 27 estudantes da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho embarcam para o Canadá. Eles fazem parte do segundo grupo de intercambistas que irá estudar no exterior. O primeiro viajou no sábado (5/10) para Córdoba, na Argentina.

O Cabo de Santo Agostinho é o primeiro município da Região Metropolitana a contar com um programa municipal de intercâmbio estudantil. Os alunos do programa “Do Cabo para o Mundo” passaram por um processo seletivo em 2018 e participaram de cursos intensivos de Espanhol e Inglês no Núcleo de Línguas municipal, além de aulas com professores argentinos e canadenses, com o objetivo de treinar conversação e aprender sobre a cultura dos dois países.

Os intercambistas chegarão ao aeroporto às 9h para os preparativos do embarque internacional.  Acompanham eles um grupo de professores e coordenadores da Secretaria de Educação. Todos receberão um bolsa mensal no valor de $ 250 dólares canadenses, durante o período de oito semanas.  O local onde irão ficar é a Província de New Bruswick.

Além de aprofundar o conhecimento na língua estrangeira, os alunos do Cabo vão cursar a etapa final do ensino fundamental II no Canadá. Ou seja, as notas obtidas na escola canadense serão utilizadas no ensino regular das escolas municipais, não havendo prejuízo para os intercambistas.

“Desejamos sorte para o segundo grupo de intercambistas. Que eles aproveitem a oportunidade de aprendizado. Esperamos dar continuidade em 2020 e que possamos, quem sabe, aumentar o número de estudantes no programa”, disse Keko.

 

Texto: Ana Cristina Lima