No Cabo, 3ª edição da Feira do Empreendedor marca a abertura das comemorações do aniversário da cidade
access_time 02/07/2022

A 3ª edição da Feira do Empreendedor acontece nesta sexta-feira e sábado, respectivamente 01 e 02 de julho. O evento além de buscar um alavanco às vendas, fomentar a economia local e colocar os microempreendedores cabenses em evidência, também marcará a abertura das comemorações do aniversário de 145 anos do município do Cabo de Santo Agostinho.

Nesta edição, foi a vez do Parque dos Eucaliptos, em Ponte dos Carvalhos, ser palco das atividades programadas ao encontro, realizado de maneira itinerante. A Feira do Empreendedor já passou por Garapu e no Centro do Cabo.

“Em sua terceira edição, estamos com a participação do Banco do Nordeste, Santander e Caixa Econômica Federal, cujos estão ofertando diversas oportunidades, como linha de crédito com taxas especiais. Além disso, contamos com a participação da Escola ETE Luiz Lacerda e dos micro e pequenos empreendedores, os quais estão expondo seus produtos e serviços aqui – 40 são moradores de Ponte dos Carvalhos. A Feira do Empreendedor foi pensada, visando fomentar a economia e o comércio local, em especial nesse momento de retomada da economia, principalmente dos micro e pequenos empreendedores, uma vez que foram eles são os que mais sofreram com a pandemia da Covid-19. É importante destacar que aqui, também, promovemos atividades culturais. Assim, pretendemos fortalecer os nossos artistas locais e diminuir a vulnerabilidade social”, pontuou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Cajueiro.

A atividade contou com 52 barracas, com a participação de aproximadamente 120 empreendedores, dos segmentos de alimentos; artesanatos; comércio; serviços, cultura e turismo; apresentação musical, palestras e sorteios de brindes. Além disso, também estavam presentes bancos com relação público-privado, ambos ofertando serviços especiais aos empreendedores do município.

“A próxima edição da Feira do Empreendedor acontecerá em Gaibu. Queremos levar este fomento também aos microempreendedores do nosso litoral e, com certeza, não vamos parar por aí. Vamos tornar a Feira do Empreendedor uma tradição para nossa população”, ressaltou o Gestor de Economia e Turismo.

A microempreendedora e representante da Cooperativa de Estética e Beleza Coop Studio, Tamyris Lins, 29 anos, participa pela segunda vez do evento e fala dos serviços ofertados e sucesso do evento. “Somos um grupo de mulheres empreendedoras, cada uma atua em sua área no ramo da estética. Aqui, trouxemos alguns dos nossos serviços, como massoterapia, cabelereira, depilação e manicure. Um evento como a Feira do Empreendedor é muito importante, pois ajudar a divulgar nossos serviços, produtos e, principalmente, o nosso espaço que estaremos inaugurando, neste mês de julho. Muita gente visitará nosso ambiente, por ter nos conhecido aqui. É a segunda vez que participamos; a nossa primeira vez na feira foi um sucesso, a visibilidade foi muito boa. Agradeço muito à Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, pela iniciativa.”.

Em comemoração ao aniversário de 145 anos do município do Cabo de Santo Agostinho, a Prefeitura da cidade estará promovendo diversos eventos entre os dias 1º e 15 de julho. Entre as atividades programadas estão à inauguração do Centro Integrado Infanto Juvenil, o Festival 145 anos, cerimônias religiosas, além da inauguração do Parque da Destilaria – Nossa Senhora do Carmo.

A cidade do Cabo de Santo Agostinho faz parte da Região Metropolitana do Recife e é considerada, por diversos estudiosos, como local de descoberta do Brasil, visto que o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón teria avistado e desembarcado em terras cabenses, em 26 de janeiro de 1500, três meses antes da chegada de Pedro Álvares Cabral à costa brasileira. Contudo, tal feito não produziu consequências e é considerado um simples incidente da expansão marítima espanhola. No próximo dia 09 julho (sábado), o Cabo de Santo Agostinho completa 145 anos de idade; a data marca a emancipação da cidade, que antes era considerada vila. Atualmente, o município se destaca por possuir o segundo maior PIB industrial de Pernambuco, sendo o Cabo um dos maiores polos industriais do Estado, além de ser berço de uma ampla rede de hotelaria, que anualmente recebe milhares de turistas do Brasil e do mundo.