No Cabo, estudantes da rede municipal produzem literatura de cordel
access_time 15/05/2023

Buscando desenvolver o amor pela literatura de cordel e estimular o aprendizado de novos saberes a partir da ludicidade e da musicalização, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o professor e poeta Esperantivo e o produtor e fotógrafo Renato Moura, está realizando – nas escolas de tempo integral do município – a segunda edição do projeto “Versalizando Imagens”, o qual resultará no lançamento de um livro escrito pelos estudantes.

Segundo o cordelista, a ideia da produção de um livro surgiu da vontade de construir algo físico com os alunos, além de deixar registrado todo o processo em um produto. “Nossa ideia era fazer com que os alunos desenvolvessem algo físico, a fim de que deixassem registrado ao tempo das oficinas. Nós, que construímos as aulas, sabemos da importância de deixar algo tão grandioso, depois do processo”, afirmou Esperantivo, cuja intenção é distribuir esses livros nas bibliotecas das escolas do Cabo.

O projeto “Versalizando Imagens” é uma ação da Secretaria de Educação voltada às Escolas em Tempo Integral que trabalham a literatura de uma maneira mais dinâmica e lúdica. Através dessa iniciativa, conseguimos explorar habilidades de linguagens e culturais. É fundamental para que possamos consolidar o processo educativo, apoiando-se numa manifestação cultural tão tradicional em nossa região,” ressaltou o Secretário de Educação, Betinho Gomes.

A segunda edição das oficinas do “Versalizando Imagens” contempla todas as dez escolas da rede municipal de ensino em tempo integral do Cabo de Santo Agostinho. São quatro escolas em continuação do ano passado e seis novas inseridas no projeto. As aulas ocorrem semanalmente, com alunos do 5º e do 7º ano do ensino fundamental. Ao todo, são 24 turmas e 715 alunos impactados.