Prefeitura do Cabo celebra Dia Mundial do Meio Ambiente, com diversas atividades no município
access_time 06/06/2023

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura do Cabo, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA), realizou na última segunda-feira (05), uma série de ações com o tema: “Combate à poluição plástica”. A programação faz parte da Semana do Meio Ambiente, celebrada entre 01 e 10 de junho, no município, com atividades extras nos dias 15 e 16 do mês vigente.

Um dos projetos foi a inauguração de mais um Ponto de Entrega Voluntário (PEV) para entrega de materiais recicláveis, instalado no Engenho Gurjaú. A iniciativa foi executada em parceria com a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) e mobilizou alunos da Escola Municipal Doutor João Lopes para uma trilha em volta da comunidade. Foram instaladas placas e recipientes de coleta, com objetivo de conscientizar a população sobre o descarte incorreto de lixo. Durante a tarde, foi promovida uma oficina de elaboração de cordéis, ministrada pelo poeta esperantivo.

Já em Pontezinha, a Secretaria executou palestras sobre horta pedagógica com garrafas pet e unidades de conservação aos estudantes da Escola Municipal Laura Rodrigues. “Em nossa comunidade, é de suma importância o debate e a consciência ambiental. Aqui, a gente tem o Mangue, que fica bem próximo, a cerca de cem metros do colégio, e tem uma economia que é voltada a ele. Então, ao trazer a Secretaria Executiva do Meio Ambiente para o colégio, para falarmos, conscientizarmos, colocar tudo aquilo em prática, que a gente vem trabalhando em aulas teóricas na sala de aula, é de um enriquecimento brutal para essas crianças. É um impacto que talvez mude a vida delas para sempre”, declara o professor Well Cabral.

No auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) 1, os alunos das escolas Cláudio Gueiros, Gov. Eduardo Campos, Edmar Moury Fernandes e Joaquim Nabuco participaram do Cine Ambiental, no qual foi exibido o filme “Rio 2”. Além disso, a Prefeitura do Cabo ainda firmou uma parceria com a ONG Geração Futura, na praça da estação (Centro), e recebeu mudas de plantas nativas para arborização urbana e reflorestamento.

Confira o cronograma completo:

Terça (06/06)

Local: Auditório do CAM 1
Horário: 09h

Exposição dos cordéis Versalisando Imagens: “Boas práticas de destinação de resíduos sólidos em Gurjaú”.
Local: Auditório do CAM 1

Inauguração do PEV 4 – Santo Inácio
Local: Praça da Rua Escritor Israel Felipe, próximo à Escola Modelo Prof. A. Benedito da Rocha (no semáforo).
Horário: 14h

Quarta-feira (07/06)

Peça Teatral sobre RVS Gurjaú (CPRH) – Pontezinha
Local: Teatro da Escola Padre A. C. Vander Velden

Inauguração do PEV 5 - Pontezinha
Local: Praça Santa Rosa/Pontezinha

Quinta-feira (08/06)

Oficina de produção de sabão – Pontezinha
Local: Clube América

Sexta-feira (09/06)
Oficina de produção de sabão - Gurjaú
Local: Sede RVS Gurjaú

Sábado (10/06)

Conclusão do plantio
Local: Av. V. Enseada dos Corais.

Quinta-feira (15/06)

Trilha Ecológica e Visita guiada à ETA Gurjaú, com 40 alunos da Escola Laura Rodrigues – Pontezinha

Sexta-feira (16/06)

Horta Pedagógica