Projetos de estudantes do NEAC serão apresentados na 77ª SBPC, maior evento científico da América Latina
access_time
17/07/2025
Três projetos desenvolvidos por alunos do Núcleo de Estudos Avançados e Científicos do Cabo de Santo Agostinho (NEAC) serão apresentados neste sábado (19) na Feira de Ciências Jovem que faz parte da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), considerado o maior evento científico da América Latina. A programação acontece no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife.
De acordo com a coordenadora do NEAC, Andressa Ximenes, esta é a primeira vez que o NEAC está tendo a oportunidade de participar. "Os trabalhos foram submetidos e selecionados para esse importante evento de disseminação da ciência e troca de conhecimento. Oito alunos farão a apresentação dos projetos e outros 30 vão visitar a feira", comentou.
O Cabo, através do núcleo, levará os seguintes projetos:
“Do Ouro Verde do Sertão brota Conservação”: Materiais Biodegradáveis a partir do Sisal; "Moda a custo de quem?: a cultura do fast fashion e os impactos da toxicidade dos corantes na vida dos trabalhadores da indústria têxtil"; e "Robô autônomo com placas fotovoltaicas para melhor eficiência energética".
O secretário executivo de Educação, Rosemberg Nascimento, destacou a importância da participação dos alunos do NEAC, fruto do trabalho dos professores e dedicação do alunado. "A presença desses jovens cientistas do Cabo em um evento tão significativo para a comunidade científica mostra que o incentivo à pesquisa e a extensão desde da adolescência é um componente primordial para a formação crítica dos estudantes".
SAIBA MAIS - A 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começou no último dia 13 e segue até o sábado (19) com diversas programações gratuitas. A SBPC Jovem integra o evento, visando aproximar crianças e adolescentes do universo científico por meio de experiências interativas e tecnológicas, contando com palestras, oficinas, mesas-redondas, mostra de professores, feira de ciências nacional e feira de ciências estadual.
Por Raíza Muniz