Secretaria de Educação do Cabo realiza palestra em alusão aos 23 anos da Lei de Libras
access_time
25/04/2025
Nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Educação realizou um evento em alusão aos 23 anos da Lei de Libras no Brasil, no Centro de Formação dos Professores. O evento reuniu professores, estudantes da comunidade ouvinte e surda em um momento de reflexão e aprendizado, durante a palestra que teve como tema “A Consolidação de Direitos e a Ampliação do Acesso Educacional para a Comunidade Surda”.
A Libras é uma importante ferramenta de comunicação e ensino nas escolas. A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como a segunda língua oficial mais falada no país. No município do Cabo, a inclusão é uma realidade graças ao trabalho dos professores intérpretes de Libras e Braille nas escolas municipais, além do Núcleo de Línguas, que oferece cursos gratuitos à população.
Alessandra Giseli, mãe da pequena Yasmin, aluna da Escola Municipal Jason Brandão, relatou como o ensino da Libras tem sido fundamental para o desenvolvimento da filha. "Yasmin se desenvolveu muito com a inclusão das aulas. Cada vez que tem essas palestras, ela fica ansiosa para participar. E, principalmente nos estudos, conseguiu atingir níveis muito melhores nas provas. Hoje, tudo está mais fácil: a comunicação, a escrita e o português dela melhorou muito."
A palestra foi ministrada por Mirelly Lucena, professora universitária, mestre em Literatura, tradutora e intérprete de Libras. Mirelly, que é surda, trouxe à tona a trajetória da comunidade surda no Brasil, abordando o surgimento das leis que garantem seus direitos e os avanços institucionais — como a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais em escolas, serviços públicos, saúde e lazer.
A atual gestão municipal vem dando passos importantes na promoção da inclusão. Pela primeira vez, foi criada a Gerência de Educação Inclusiva, reafirmando o compromisso da Rede Municipal de Ensino. O secretário executivo de Educação, Rosemberg Nascimento, destacou que o “ Cabo é protagonista neste quesito, pois é uma das poucas redes que inclui Libras nas escolas de tempo integral e no nosso Núcleo de Línguas. Nossa previsão é ampliar ainda mais essa oferta a partir do segundo semestre."
Por Ana Carolina Gomes
Foto: Gleibson Silva