Atividades do SCFV estimulam memória, coordenação motora e bem-estar
access_time
20/08/2025
O CRAS da Estação Cidadania promoveu, ontem (20) uma oficina de fuxico com um grupo de idosos que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) A ação, que faz faz parte das atividades do programa, que promove a criatividade, fortalecer a socialização e garantir momentos de lazer e divertimento para os participantes. Além da oficina artesanal, também contou com a presença da Patrulha da Mulher, em uma roda de diálogo alusiva ao Agosto Lilás.
O SCFV, realizado no CRAS, reúne idosos em atividades que fortalecem os laços familiares e comunitários, criando espaços de integração e de troca de experiência. As oficinas estimulam o envelhecimento ativo e saudável, propagam a autonomia, elevam a autoestima e ajudam a prevenir situações de isolamento ou vulnerabilidade social.
A prática do artesanato, como a confecção do fuxico, contribui também para o bem-estar físico e mental. Durante o processo é trabalhado a memória, a coordenação motora e a cognição, além de desenvolverem um sentimento de utilidade. O artesanato ainda pode se transformar em um fonte de renda e ampliar a interação social.
De acordo com a equipe, o próximo encontro dará continuidade às peças iniciadas na oficina, permitindo que os trabalhos sejam finalizados. Os encontros, no entanto, não se limitam apenas ao artesanato. Em cada encontro, diferentes temas serão abordados com o grupo, como aconteceu desta vez com a roda de diálogo com a patrulha da mulher.
A Estação da Cidadania também oferece o grupo “50 Mais” , realizado às quartas-feiras e voltado à prática de atividades físicas para pessoas acima de 50 anos. A iniciativa é coordenada pelo gestor César Paiva que busca incentivar hábitos saudáveis e qualidade de vida por meio do movimento corporal.
Por Heloísa Oliveira
Foto: Gleibson Silva