Merenda saudável: escolas do Cabo recebem ações de educação nutricional
access_time
03/09/2025
A Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho vem desenvolvendo, desde junho, ações voltadas à promoção da saúde e da qualidade de vida dos estudantes da rede municipal. O trabalho inclui a avaliação nutricional de todas as crianças, com a verificação de altura e peso, além de atividades educativas sobre alimentação saudável, realizadas de forma lúdica, como peças teatrais, dinâmicas e palestras.
Nesta quarta-feira (3), a Escola Municipal Pantaleão Dutra Júnior, na Charneca, recebeu a visita da equipe de nutricionistas da secretaria. Durante a atividade, os profissionais apresentaram uma peça teatral sobre a importância da alimentação saudável, reforçando o cuidado com a merenda escolar, preparada de acordo com as resoluções do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Cada aluno também recebeu uma cartilha sobre hábitos saudáveis e passou pela avaliação nutricional.
O secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento, destacou a importância desse trabalho. “A equipe de nutricionistas da Secretaria está desenvolvendo esse trabalho de modo a orientar meninos e meninas sobre como se alimentar de forma saudável, para que esse hábito faça parte do dia a dia na escola e seja levado também para dentro de casa”, afirmou. O secretário executivo de Gestão de Ensino e Análise de Rede, Rosemberg Nascimento, também acompanhou a atividade.
Além das ações educativas, a equipe de alimentação escolar realiza visitas técnicas regulares às unidades de ensino para garantir a qualidade da merenda e também aplica testes de aceitabilidade dos cardápios.
A coordenadora de Alimentação Escolar da SME, Maria Íris Viana, explicou que o acompanhamento é fundamental. 80 escolas já receberam a avaliação nutricional e cerca de 20 o trabalho de educação nutricional (esta última agendada pela própria unidade escolar). “Fazemos esse trabalho para verificar o desenvolvimento nutricional dos estudantes e adequar a merenda às suas necessidades. Nosso objetivo maior é incentivar as crianças a preferirem a merenda escolar, que é nutritiva e feita com muito cuidado, em vez de alimentos industrializados”, destacou.
Os alunos aprovaram a atividade. “Eu gostei muito de participar. Da merenda daqui da escola o que eu mais gosto é macaxeira com carne”, comentou a aluna Jamille Roberta, de 7 anos.
Por Raíza Muniz
Foto: João Vitor