Gestores escolares do Cabo participam de plenária dos Fóruns Distritais de Segurança Pública
access_time
08/10/2025
Gestores da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho participaram, nesta quarta-feira (8), de uma plenária dos Fóruns Distritais de Segurança Pública e Defesa Social, voltada à elaboração de propostas relacionadas à Educação. Esta foi a primeira plenária temática de um total de três que estão sendo organizadas, além das reuniões que já vêm sendo realizadas nas diversas áreas territoriais do município. A iniciativa é da Secretaria de Governo, Participação Popular e Articulação Política, e desta vez contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O tema central do encontro foi “Como a educação pode contribuir para a segurança pública e social”. Entre as principais propostas apresentadas na plenária da Educação, destacaram-se a expansão do Programa Afeto para mais escolas da rede - iniciativa que estimula o engajamento das famílias e atualmente está presente em nove unidades; o fortalecimento da participação familiar no ambiente escolar; a implantação de câmeras de videomonitoramento dentro das escolas; e a promoção da cultura de paz.
As plenárias têm como objetivo ouvir a população e coletar sugestões que irão contribuir para a construção do Plano Municipal de Segurança Pública. A primeira plenária distrital ocorreu no dia 20 de setembro, em Juçaral. Ao todo, serão 23 encontros realizados até o dia 29 de outubro, culminando com a Conferência Municipal de Segurança, prevista para o mês de novembro. “Com as plenárias, estamos realizando uma grande escuta popular no Cabo, para construir coletivamente o plano de segurança municipal”, destacou José Francisco Filho (Chico), coordenador dos fóruns.
De acordo com ele, as propostas apresentadas em cada plenária serão reunidas em um relatório que servirá de base para a Conferência Municipal. Chico ressaltou ainda os quatro pilares que orientam o trabalho: uma política de segurança inclusiva, o respeito aos direitos humanos, a participação popular e a articulação institucional entre as diferentes esferas de governo.
Para Jakeline Arcanjo, gerente de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação, o debate foi essencial. “Esse encontro foi muito importante para ouvir os gestores sobre o tema, pois não dá para separar segurança de educação. Educação é o princípio de tudo; da qualidade de vida, da segurança, da comunicação. É um aprendizado coletivo, em que todos crescem juntos. As propostas apresentadas aqui também serão levadas à secretaria para que possamos transformá-las em projetos pedagógicos”, ressaltou.
Ao final do encontro, foram eleitos oito delegados e quatro suplentes que representarão a temática da Educação na conferência municipal. Kátia Alves, gestora da Escola Prefeito Vicente Mendes, do Engenho Tiriri, será uma das delegadas e aprovou a iniciativa. “Discutir sobre segurança pública e educação é algo primordial, principalmente entre os gestores entre aqueles que representam a comunidade escolar. É muito importante debater sobre as intervenções que podem ser feitas para a melhoria da segurança da escola, dos estudantes, dos funcionários e também para melhorar a cultura de paz dentro da comunidade”, comentou.
Por Raíza Muniz
Foto: Raíza Muniz