Cabo abre 1ª Semana de Ciência e Tecnologia com exposição interativa e parcerias inéditas
access_time
20/10/2025
Quem participou da abertura da 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Cabo de Santo Agostinho, nesta segunda-feira (20), mergulhou em um ambiente repleto de inovação, experimentação científica, criatividade e sustentabilidade. Durante todo o dia, o hall do Centro de Formação dos Professores se transformou em um verdadeiro espaço de difusão da ciência e da tecnologia, com uma grande exposição. À tarde, o prefeito Lula Cabral esteve presente no evento para firmar parcerias inéditas em prol da educação e do desenvolvimento do município.
Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE – Campus Cabo) e a Unidade Acadêmica do Cabo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UACSA/UFRPE), a Semana tem como objetivo aproximar a ciência da comunidade, estimulando a criatividade, o pensamento científico e a inovação como ferramentas de transformação social.
Centenas de estudantes prestigiaram a exposição, que contou com arena de robôs, laboratório 3D, robô de LED, além da apresentação de projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Avançados e Científicos do Cabo (NEAC) e por instituições parceiras, jogos e experimentos interativos. Já na cerimônia de abertura, um dos destaques foi a assinatura do acordo de parceria entre a Prefeitura e a Universidade de Pernambuco (UPE). O convênio consolida o compromisso do município com o avanço científico e a formação tecnológica dos estudantes cabenses. Com a parceria, 40 alunos da Rede Municipal de Ensino vão ter a oportunidade de desenvolver projetos no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas (Parqtel), com foco em inteligência artificial, criação de chatbots e soluções tecnológicas emergentes.
A solenidade também contou com a assinatura do termo de adesão do Cabo de Santo Agostinho ao Núcleo de Internacionalização do Estado de Pernambuco (NINTER-PE). Com isso, o município tornou-se o primeiro do Estado a integrar a iniciativa, que visa promover a cooperação internacional nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, ciência, tecnologia e indústria, fortalecendo as políticas públicas voltadas à inovação e ao desenvolvimento econômico.
“Estou muito feliz em participar da 1ª Semana de Ciência e Tecnologia da nossa cidade. A educação é uma prioridade em nossa gestão, e investir em ciência e tecnologia é preparar nossos jovens para o futuro e fortalecer o desenvolvimento do Cabo. As parcerias que firmamos hoje mostram o nosso compromisso com uma educação inovadora e de qualidade”, destacou o prefeito Lula Cabral.
“A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia representa um marco histórico para o Cabo. É fruto de um trabalho coletivo, pautado no diálogo e na cooperação com nossas instituições parceiras, e reafirma o papel da educação como elemento central de transformação social e de desenvolvimento do nosso município”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.
Outro momento marcante da abertura foi a exibição do vídeo “Meninas na Ciência”, que apresentou o diário de participação das estudantes Kevilly Vitória e Júllya Evellyn do Núcleo de Estudos Científicos e Avançados (NEAC) na Mostra Nacional de Robótica, realizada em Vitória (ES), na última semana. Na ocasião, o protagonismo feminino na ciência foi evidenciado pelas alunas, pela professora de robótica Andreza Simões, pela coordenadora do NEAC, Andressa Ximenes, e pelas secretárias de Assistência Social, Penélope Andrade, e da Mulher, Aline Melo, que destacaram a importância da presença das mulheres na pesquisa e na inovação.
O evento segue até o sábado (25) com caminhada ecológica, palestras, oficinas, exposições e atividades voltadas à divulgação científica. Confira a programação completa no site https://www.even3.com.br/smct25-cabo-637521/ .
Por Raíza Muniz
Foto: Gleibson Silva