Instagram e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Município do Cabo sedia atividade do I Seminário Internacional de Educação Quilombola
access_time 23/10/2025


O município do Cabo de Santo Agostinho recebeu, nessa quinta-feira (23), participantes do 1º Seminário Internacional de Educação Quilombola (SIEQ). Com o tema “Educação Quilombola e suas Confluências”, o seminário busca ampliar o acesso e a qualidade da educação nas comunidades quilombolas, além de fomentar a criação da Rede Internacional de Educação Escolar Quilombola.

No Cabo, o grupo realizou uma imersão na comunidade quilombola Onze Negras. Os visitantes foram recepcionados com apresentações culturais da banda marcial e do grupo de dança da Escola Municipal Quilombo Onze Negras, em um momento marcado pela celebração da identidade e da ancestralidade quilombola. Durante a visita, os participantes conheceram de perto o cotidiano e as práticas comunitárias locais, visitando a escola municipal, a associação comunitária e a horta coletiva. Um dos momentos mais simbólicos foi o plantio de um baobá, árvore considerada símbolo de resistência, sabedoria e herança africana, no espaço da escola.

A imersão integrou a programação do seminário, que reúne órgãos federais, movimentos sociais e instituições de ensino superior com o objetivo de fortalecer a Educação Escolar Quilombola (EEQ) no Brasil e promover intercâmbios internacionais. O evento é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com universidades públicas e privadas, e contou com o apoio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho na realização da imersão.

“Estamos aqui como parte de uma atividade muito importante para a educação escolar quilombola do Brasil que é este 1º Seminário Internacional. Com representantes da Colômbia, Honduras e Equador, estamos aqui no Cabo, nas Onze Negras, para discutir a educação quilombola e as melhorias para a população local, explicou o coordenador Geral de Educação Escolar Quilombola do MEC, Eduardo Araújo.

“ É muito importante que as ações do Ministério da Educação, principalmente da Secretaria de Educação Básica, estejam em articulação e entendam as necessidades reais aqui da comunidade. Este momento está sendo de muita valia para que a gente consiga pensar em políticas públicas mais conectadas com as tradições e a cultura local”, comentou Érica Botelho, da Secretaria de Educação Básica do MEC.

O secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento, destacou a importância dessa atividade no município. “Estamos muito felizes em receber essa comitiva com representações de diferentes lugares do Brasil e de outros países aqui na comunidade quilombola Onze Negras. Essa troca de experiências fortalece a educação quilombola e valorizam nossa cultura”, destacou.

Por Raíza Muniz

Foto: João Vitor








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br