Escola Municipal de Música do Cabo abre amanhã (06) semana inscrições para cursos gratuitos
access_time
29/12/2025
A Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel, no Cabo de Santo Agostinho, abre na próxima semana as inscrições para seus cursos gratuitos de musicalização infantil, teoria musical, solfejo e prática instrumental. As matrículas poderão ser realizadas presencialmente no período de 6 a 28 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na sede da escola, localizada na Rua Vigário João Batista, nº 39-A, no Centro, ou no anexo que funciona no 1º andar do Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos.
O curso de Musicalização Infantil é destinado a crianças de 9 e 10 anos e possui duração de 12 meses. Já o Curso Básico de Música é voltado para estudantes a partir de 11 anos, sem limite de idade, com duração de quatro anos. A formação contempla aulas de teoria musical, solfejo, prática instrumental e prática em conjunto. Entre os instrumentos ofertados estão flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, tuba, trombone, bombardino, violão e bateria. Além disso, a escola oferta aulas de canto coral para todas as idades. Para efetivar a matrícula, os interessados devem apresentar duas fotos 3x4 coloridas e recentes, cópia do RG, cópia do comprovante de residência e declaração escolar ou Ficha 19.
RENOVAÇÃO - No mesmo período, a escola também realizará a renovação de matrícula dos alunos veteranos. Para isso, não será necessária a apresentação de documentos, bastando comparecer à unidade e confirmar a continuidade no curso.
SOBRE A ESCOLA - Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, a Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel é reconhecida como um importante equipamento de formação cultural e transformação social no Cabo de Santo Agostinho. Fundada em 1976, por meio da Lei nº 1.149, de 31 de maio de 1976, a instituição já contribuiu para a formação artística de gerações de crianças, jovens e adultos. Atualmente, atende mais de 500 alunos, distribuídos entre a sede e o Centro Cultural Mestre Dié, consolidando-se como referência no ensino público de música no município.
Por Raíza Muniz
Foto: Gleibson Silva