Secretaria de Saúde do Cabo lança a Campanha Março Mulher
access_time 28/02/2024

No mês dedicado ao público feminino, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho promoverá a Campanha Março Mulher. A ideia é intensificar os cuidados que envolvem a saúde e bem-estar, realizando ações de prevenção e orientação.
A partir do dia 1 de março alguns serviços serão intensificados nas 48 unidades de saúde durante todo o mês. Uma programação especial acontecerá em 9 USFs e nos 2 Centros de Referência de Saúde da Mulher. Além da oferta de exames haverá palestras educativas com abordagem dos principais temas relacionados à saúde feminina.
Para garantir o atendimento a um número maior de mulheres, cada uma das USFs e as policlínicas irão fazer o dobro de sua capacidade de citologia no mês de março. “Temos também unidades de saúde que atendem à noite como Sacramento, em Pontezinha, e Vicente Mendes, na Cohab”, diz a coordenadora da Saúde da Mulher, Gisele Paiva.
Segundo ela, campanhas como essa são importantes para reforçar as necessidades de exames de prevenção, a exemplo da mamografia e da citologia. “Desde a pandemia estamos tentando voltar a rotina e fazer com que as mulheres façam seu preventivo anual”, destacou. “Chamamos atenção para as mulheres mais jovens, que em muitos casos, têm uma jornada de trabalho grande, além de cuidar da família. Convocamos essas mulheres para aproveitar o momento e realizar seu preventivo anual”.
De acordo com Gisele, historicamente as mulheres se preocupam mais com a saúde do que os homens. “ Contudo trabalhamos com a intervenção precoce, um trabalho de promoção e prevenção à saúde das mulheres, que segundo dados do IBGE comanda 70% dos lares nordestinos”, afirma a coordenadora.
Gisele Paiva explica que no município há cerca de 68 mil mulheres em idade fértil, suscetíveis ao câncer de colo de útero e segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde e do programa Útero é Vida, diariamente morrem mulheres em consequência desse câncer no Estado.

Veja a programação:
Nas unidades de Saúde acontecerão Palestras educativas, citologia, agendamento de mamografia, testes rápidos de HIV e sífilis.
01/03 às 8h
Centro de Saúde da Mulher 2 - Ponte dos Carvalhos
06/03 – 8h
USF Rosário