Cabo de Santo Agostinho: SMDS é protagonista da Operação Força no Foco
access_time 12/04/2022

Atuando em pontos estratégicos do Cabo de Santo Agostinho, a Guarda Municipal, Polícias Civil, Militar e Federal participaram, de forma integrada, da Operação Força no Foco, deflagrada na última quarta-feira (06). Foram 48 horas ininterruptas de atuação, com o objetivo de aumentar a sensação de segurança e conter o avanço do número de homicídios no município.

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) foi protagonista na ação. A autarquia cedeu sua estrutura para atuação dos órgãos de segurança do Estado, além da participação 90 servidores distribuídos na Ronda Operacional Municipal (ROMU), Guarda Ambiental, Equipe de Inteligência, Guarda Municipal e Gerência de Trânsito e Transporte. No local, foram montados oito cartórios policiais e uma delegacia móvel.

Durante a coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (11), na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), o gestor da Divisão de Homicídios Metropolitana Sul, delegado Cláudio Neto, destacou o apoio da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) do Cabo de Santo Agostinho. “De modo especial, quero agradecer a SMDS pelo apoio direcionado às equipes, desde almoço e água, à estrutura montada para condução dos trabalhos foram importantes ao sucesso da operação”, disse. O Cabo de Santo Agostinho é a primeira cidade da Região Metropolitana a receber esse modelo de operação.

De acordo com o balanço divulgado pela Polícia Civil, a Operação Força no Foco realizou nove mandados de prisão, duas apreensões em flagrante, reclusões de armas de fogo e um Crime Violento, Letal e Intencional (CVLI), registrado entre os bairros de Ponte dos Carvalhos e Gaibu, locais com maiores índices de violência na cidade.

Conforme Pablo de Carvalho, secretário Municipal de Defesa Social do Cabo, a ação demonstrou a integração dos órgãos de segurança pública do Estado para otimizar o combate à violência. “A prefeitura do Cabo está fazendo um investimento inédito na área de segurança pública municipal, falando no ponto de vista técnico e operacional, porque entendemos que a Guarda Municipal é fundamental para compor o sistema de segurança com excelência. Estamos montando uma estrutura profissionalizante para integrar e ajudar outras forças de segurança, além do nosso efetivo, que estará sempre à disposição”, ressaltou.

A Operação Força no Foco contou com a participação Polícia Militar de Pernambuco, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Científica, além do Instituto de Identificação Tavares Buril, Secretaria da Fazenda, Procon, Detran e Corpo de Bombeiros.

Por Natália Andrade

Foto: Emanuel Silva