Cabo Cidade + Limpa - Campanha busca promover a limpeza e a preservação do meio ambiente
access_time 04/05/2023

A limpeza da cidade é um compromisso que deve ser cumprido, a partir de iniciativas públicas e a conscientização da sociedade. Pensando no papel de cada um neste processo, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Ikone Global, lançou a campanha Cabo Cidade + Limpa, nesta quinta-feira (4), cujo principal objetivo é conscientizar a população sobre o impacto do descarte inadequado dos resíduos sólidos.

A campanha teve o envolvimento da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, dentre outras da gestão municipal, com início nos bairros Malaquias e Mauriti, na Escola Municipal Vereador Edvaldo Martins, onde contou com um conjunto de atividades lúdicas aos alunos. Nessa ação, houve uma coleta seletiva com retirada 9.327 resíduos sólidos, somando 253 kg. Também, realizou-se a distribuição dos panfletos informativos para engajar aos moradores a adotarem hábitos mais sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente. A população dos dois bairros já estão passando por um processo, através das ações da Ikone Global, de redesenho urbano participativo, além da conscientização para transformar as comunidades nos exemplos de desenvolvimento sustentável. Com isso, várias intervenções de urbanismo social foram realizadas, a exemplo da revitalização de fachadas das casas, num trecho fundamental: o caminho que leva os estudantes até à Escola Municipal Vereador Edvaldo Martins.

A campanha “Cabo Cidade + Limpa”é fruto de um diagnóstico realizado em conjunto com os moradores, que identificaram a problemática do descarte de resíduos, dentre os principais desafios do bairro, o que possibilitou a elaboração de intervenções urbanas focadas em atender às principais necessidades.

Todas as etapas foram colaborativas e multidisciplinares, envolvendo moradores, poder público e privado na criação de soluções, integração e redesenho de políticas, promovendo uma gestão mais participativa e uma comunidade mais segura e engajada.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Daniela Ferreira, a gincana da coleta seletiva realizada na Escola Edvaldo Martins no Malaquias foi um grande exemplo para todos nós. Ficamos muito orgulhosos com o resultado. As crianças, realmente, se envolveram com bastante entusiasmo na atividade e mostraram que toda comunidade pode e consegue fazer a coleta seletiva, uma prática que traz benefícios econômicos, sociais e ambientais, para além de outros impactos positivos à vida de todos. "Esperamos muito que essa experiência tenha incentivado uma mudança permanente no comportamento das crianças e de todos em sua volta, para que possamos contribuir para um presente e um futuro mais sustentável", ressaltou.

A iniciativa da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, que buscou a parceria da Ikone Global por meio do programa "Desenvolvimento Sustentável Nasce Aqui", visa acelerar o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU. O programa adota uma abordagem inovadora conhecida como Living Lab, um ambiente colaborativo de pesquisa e inovação que envolve a participação de diferentes atores, como empresas, instituições de pesquisa, sociedade civil e cidadãos interessados no desenvolvimento de soluções sustentáveis para desafios complexos.

Por Gesla Ferreira

Foto: João Barbosa