No Cabo, gestores educacionais recebem formação sobre projeto Maria da Penha vai à Escola
access_time 14/07/2023

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação promoveu na última quarta-feira (12), em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher uma reunião formativa sobre o projeto Maria da Penha vai à Escola para os gestores educacionais do município. A iniciativa visa mostrar a importância da Lei Maria da Penha, além de ajudar a conscientizar os estudantes, professores e gestores sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher.

“Esse momento é muito importante, visto que a escola tem papel de ensinar, mas também é função dela fortalecer laços e desenvolver cidadania, além de tratar de temas do nosso cotidiano. Nossas escolas estão de portas abertas para receber as equipes da Secretaria da Mulher, pois é dentro das unidades de ensino que vamos formando a consciência dos meninos para que eles entendam que violência contra a mulher é crime e também para que as meninas não se silenciem, não fiquem com medo de denunciar, ” pontou o Secretário de Educação, Betinho Gomes.

Para a secretária da mulher, Walkiria Alves, a iniciativa reforça o compromisso do município em diminuir os índices de violência contra a mulher. “É importante pensarmos e principalmente levarmos para dentro das escolas debates sobre a Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher, pois sabemos que infelizmente apenas a lei não vai mudar o mundo, contudo acreditamos que a educação é o mecanismo de mudança mais eficaz que possuímos. É com essa visão que lançamos esse projeto para os nossos gestores, nosso objetivo é que os meninos e meninas possam ser ensinados a identificar um relacionamento abusivo, ” pontuou.

Vale ressaltar que o Projeto Maria da Penha vai à Escola busca levar o debate sobre a violência Contra a Mulher para dentro das escolas por meio de rodas de conversa, palestras e atividades lúdicas com os alunos, professores, gestores e familiares sobre a Lei Maria da Penha, como agir e identificar esse tipo de crime.