Cabo de Santo Agostinho alcança redução de crimes violentos
access_time 23/08/2023

No período de janeiro a julho de 2023, Cabo de Santo Agostinho apresentou uma diminuição de cerca de 43% nos crimes violentos em comparação ao mesmo período no ano anterior. Houve 67 ocorrências, contrastando com as 118 notificadas em 2022. As informações das estatísticas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foram divulgadas pelo Governo do Estado.
"Apesar de ainda manter um índice considerável, é relevante lembrar que em 2020, o Cabo de Santo Agostinho ocupou o segundo lugar no ranking das cidades brasileiras com maior incidência de homicídios", afirmou o prefeito Keko do Armazém. "Os dados relativos ao CVLI indicam que a cooperação entre as forças de segurança estadual e o efetivo municipal têm alcançado progressos notáveis desde 2020 até o presente", acrescentou.

Em 2017, o município alcançou um pico histórico de criminalidade com vítimas fatais, totalizando 198 mortes violentas - índice mais alto dos últimos 19 anos. Já em 2018, houve uma diminuição, seguida por um aumento em 2020, resultando em 185 casos e levando o Cabo de Santo Agostinho a ocupar o segundo lugar nacional em mortes violentas.

Os indicadores de CVLI também sinalizam uma tendência de queda nos crimes contra a vida, tais como homicídio doloso, feminicídio, latrocínio e outros delitos que resultam em morte. O ano de 2021 registrou 178 ocorrências, enquanto em 2022 esse número diminuiu para 165, e até 16 de agosto de 2023, foram registrados 71 crimes seguidos de morte, uma redução de mais de 40%.
"As Polícias Militar e Civil receberam o Prêmio de Defesa Social (PDS) em reconhecimento à sua atuação no município, a partir do segundo semestre de 2022 de forma consecutiva. Atualmente, em conjunto com o município, formamos uma única equipe de operações de defesa social", enfatizou o secretário de Defesa Social de Cabo de Santo Agostinho, Pablo Carvalho.

"É importante destacar que a diminuição dos crimes violentos é resultado do substancial investimento em tecnologia, no aumento do efetivo policial e aprimoramento da capacitação dos guardas", explicou Pablo Carvalho. "Esses esforços, além de contribuírem para a redução dos homicídios, também colocaram Cabo de Santo Agostinho como referência no Programa Nacional de Segurança Pública, Cidade Susp", completou.

Por Ana Cristina Lima

Foto: Léo Domingos