Alunos da Rede Municipal do Cabo lançam livro e documentário sobre literatura de cordel
access_time 24/08/2023

Alunos da rede municipal de ensino do Cabo participaram da criação e lançamento do livro “Fauna e Flora: florescer é crescer, preservação é nosso dever”, uma coletânea de poesias escritas pelos estudantes  durante as oficinas de cordel do projeto. O evento realizado no Cinema do Shopping Costa Dourada na manhã desta quinta-feira (24), contou com a pré-estreia do documentário “Versalizando Imagens”, que registrou as oficinas e conta a história por trás da iniciativa.

Segundo o Secretário de Educação, Betinho Gomes, concluir o 2º ano do projeto com a produção e o lançamento de um livro estimula e incentiva habilidades como escrita e oralidade. “Com o lançamento desse livro que foi escrito por nossos estudantes das escolas integrais durante o projeto ‘Versalizando Imagens’, por meio da parceria com o poeta Esperantivo e o produtor cultural Renato Moura, conseguimos estimular a habilidade da escrita, da oralidade, como também incentivamos o gosto por essa manifestação cultural, que é a literatura de cordel,  tão relevante para Pernambuco”, pontuou Betinho Gomes.

Cada aluno recebeu um exemplar do livro, que também ficará disponível para leitura na Biblioteca Municipal Joaquim Nabuco e nas escolas participantes do projeto. Vale destacar que, ao longo das oficinas, 715 estudantes do 5º e do 7º ano do ensino fundamental das Escolas Municipais em Tempo Integral exploraram suas habilidades de comunicação, linguagem e criatividade e mergulharam na riqueza e na magia do cordel.

“Foi muito bom participar desse projeto. O ‘Versalizando Imagens’ nos apresentou ao gênero literário, pois eu mesmo não conhecia o cordel. Foi através do projeto que tive o primeiro contato com a literatura de cordel. Gostei muito de ter conhecido e desde então não parei mais”, comentou entusiasmado o aluno, Edmilson Junior, do 7º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Eduardo Campos.

Foto: João Barbosa