Prefeitura do Cabo aumentará efetivo de guarda-vidas nas praias durante feriadão de 7 de setembro
access_time 04/09/2023

Um efetivo de 55 guarda-vidas irá trabalhar no feriadão de 7 de setembro, nas praias do Cabo de Santo Agostinho. Eles serão distribuídos em 20 postos fixos e equipe móvel – fazendo o monitoramento em buggy na faixa de areia - para garantir a segurança dos banhistas nas praias de grande movimento.

A operação especial inicia na quinta-feira (7) e vai até a segunda-feira (11), das 7h até às 17h. Segundo o gerente de Salvamento Marítimo, Evaldo da Hora Silva, a operação nas praias conta também com o apoio da equipe avançada do Corpo de Bombeiros, acionada nos casos de emergência para os primeiros socorros e transporte de vítimas.

Durante feriados prolongados, é comum as praias do Cabo receber visitantes de municípios próximos em ônibus de turismo. “É bom lembrar que termos equipes da guarda de trânsito, orientando os ônibus de viagens a partir das 5h, sobre os locais permitidos para estacionamento”, diz Evaldo. O guarda-vidas destaca a importância de respeitar a sinalização nas praias, pois à áreas não recomendadas para o banho por apresentarem valas e correntes de retorno que podem arrastar o banhista para o mar.

RECOMENDAÇÃO - As praias ficam lotadas em feriadão de 7 de setembro. E o cuidado maior é com crianças. É muito comum eles se perderem de pais ou responsáveis, bem como o risco de afogamento. Evaldo orienta para que os adultos acompanhem crianças menores no banho de mar, mantendo distância máxima de um metro entre eles. O uso de boias e coletes infantis é o mais adequado para a segurança dos pequenos.

O abuso da bebida alcoólica também é um fator que aumenta os riscos de afogamento entre adultos. “Já em relação à queda, evitar subir em locais de rochas, pedras e não pular de cabeça, pois o risco de trauma cervical é grande nesse período", destaca o guarda-vidas.

Nos casos de ocorrência em área que não possuam o posto do guarda-vidas próximo, o banhista pode entrar em contato pelos telefones:
153 - Guarda Municipal
192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
0800 281 8531 - Defesa Civil.

Por Gesla Ferreira

Foto: Gilberto Crispim