Estudantes do Cabo tratam vivência de bullying e racismo em festival de vídeo
access_time 14/09/2023

Estudantes de escolas municipais do Cabo estão protagonizando suas próprias histórias em vídeo. Os vídeos, que tem duração de até 1 minuto, tratam de temas como bullying, racismo e violência contra a mulher e farão parte do Festival Municipal “Videos For Change 2023”.
O Festival é uma forma dos alunos expressarem questões sociais vivenciadas dentro das comunidades onde estão inseridas. Ao todo, 09 escolas municipais do Fundamental 02 (7º e 8º ano), estarão concorrendo. As equipes estão em fase de produção dos vídeos e cadastramento. Mas algumas já iniciaram às gravações.

É o caso dos alunos da Escola Laura Rodrigues, em Pontezinha, que gravaram nesta quinta-feira (14). Eles foram acompanhados pelo professor de Ciências, Welton Cabral. As cenas foram gravadas na própria região e retrataram sobre o racismo estrutural e violência nas comunidades. O primeiro, mostra o julgamento de um rapaz negro, que foi acusado por roubar um pão e ser condenado à pena de morte. O segundo, com cenas de duas crianças que se tornam adultos e que continuam convivendo com essa realidade.

A votação será pública a partir do dia 13 e vai até o dia 17 de setembro, através do site videosforchange.org.br. A culminância está prevista para o dia 24 de outubro, com direito a premiações.

Os vencedores serão escolhidos pelas categorias: voto popular; originalidade/criatividade; narrativa coerente; melhor vídeo; chamada para ação e uso de recursos técnicos.

Por Akila Soares

Foto: Gilberto Crispim