Pré-Conferências da Cultura começaram nessa segunda-feira (25)
access_time 26/09/2023

A 4ª Conferência Municipal de Cultura será realizada nos dias 20 e 21 de outubro. Para aprofundar os temas em discussão a Secretaria de Cultura do Cabo deu início as pré-conferências. O primeiro encontro aconteceu na noite dessa segunda-feira (25), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM I).

Serão promovidas sete reuniões descentralizadas. O principal propósito desses encontros é estimular debates e a troca de ideias entre os participantes, abordando diversas áreas da atuação cultural. Além disso, busca-se engajar-se ativamente a sociedade civil.

Com o tema “Democracia e Direito e Cultura”, a etapa municipal seguirá a temática da Conferência Nacional de Cultura. Durante a conferência, serão eleitos delegados(as), representantes que terão a oportunidade de participar da conferência estadual. Posteriormente, os selecionados poderão contribuir na 4ª Conferência Nacional de Cultura, agendada para ocorrer em março de 2024.

A temática central da conferência será abordada em seis eixos de discussão:

Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e participação social;
Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4: Diversidade cultural e transversalidade de gênero, raça e acessibilidade na política cultural;
Eixo 5: Economia criativa, trabalho, renda e sustentabilidade;
Eixo 6: Direito às artes e às linguagens digitais.

Confira a programação das Pré-Conferências:

28/09 – Regional 3 – Ponte dos Carvalhos –
14H Câmara dos Vereadores
03/10– Regional 1 – Centro do Cabo –
14H Escola Epitácio Pessoa
05/10 – Regional 4 – Charneca –
14H Escola Pastor Florêncio Rodrigues (ROCA)
06/10 – Regional 2 –
14H - Escola Natanael Medrado