Secretaria de Programas Sociais inicia Campanha de Conscientização ao “Maio Laranja”
access_time 09/05/2024

Na tarde desta quarta-feira (8), a Secretaria de Programas Sociais do Cabo de Santo Agostinho realizou a abertura oficial do “Maio Laranja”. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM I).

Antes da palestra de conscientização, foi apresentado o espetáculo “Quebrando o silêncio”, onde os atores tratam  sobre a importância do dia 18 de maio que é o dia de combate a exploração e abuso sexual infantil, além de encorajar o público a ser a voz de uma criança.

O Maio Laranja tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A cor laranja é utilizada para chamar a atenção para esse tema sensível e promover ações de combate a esse tipo de violência, além de estimular a denúncia de casos e a proteção das vítimas.

Por isso, durante todo o mês de maio, serão realizadas diversas atividades como palestras, campanhas educativas para conscientizar o maior número possível de pessoas em nosso município.

Saiba como denunciar: Ligue para o Disque 100, número do direitos humanos, onde a denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa. Além desse número existem outros locais de emergência: CRAS, Órgãos de segurança e a defensoria pública.
“Nossas redes de ensino já tem buscado trabalhar esse tema com nossas crianças e nós estamos, nesse momento, fazendo uma formação para um projeto “Crescer sem violência”, trabalhando esses e tantos outros tipos de violência. Capacitamos  os professores para trabalharem com seus alunos, pois combater o abuso é responsabilidade coletiva da sociedade e todos nós e precisamos fazer a nossa contribuição” disse o secretário de Educação, Betinho Gomes.

Por Ana Carolina Gomes