2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador no Cabo acontece nesta terça-feira (29)
access_time
29/04/2025
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realizou a 2ª edição da Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador nesta terça-feira (29). Com o tema central “A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o evento teve como objetivo discutir políticas públicas de saúde voltadas aos trabalhadores da cidade, nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
A conferência aconteceu no auditório do Centro de Formação dos Professores Elmo José de Freitas e contou com a participação de representantes de diversos setores laborais, além de profissionais de saúde do município.
O principal foco da discussão foi alinhar práticas que promovam a melhoria no cuidado com a saúde dos trabalhadores, oferecendo um espaço para que os participantes pudessem sugerir propostas de melhorias em benefício da classe trabalhadora.
A programação incluiu palestras e a formação de grupos de trabalho, com o intuito de debater e propor sugestões que possam ser incorporadas às políticas de saúde do trabalhador no Cabo.
Antônio Amato, secretário executivo de Saúde do Cabo, destacou a importância de reunir representantes de diferentes segmentos para debater e implementar ações voltadas à melhoria das condições de trabalho no município. “Hoje realizamos essa 2ª Conferência de Saúde, que antecede as discussões estaduais e nacionais. A partir daqui, surgirão propostas dos trabalhadores cabenses que levaremos para os debates em nível nacional, com o objetivo de aprimorar o atendimento, especialmente os serviços de saúde destinados ao trabalhador, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou.
O secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde do Cabo, Joenio Sales, também enfatizou a relevância da elaboração de propostas que fortaleçam a proteção aos trabalhadores no município. “Sabemos que muitos profissionais, em diversos setores, ainda não têm acesso pleno aos seus direitos relacionados à saúde. Por isso, o debate realizado hoje é fundamental para garantirmos a dignidade e a segurança desses trabalhadores em seus ambientes laborais”, declarou.
Por Jonatas Cavalcante
Foto: Gleibson Silva