21 artesãos cabenses participarão da 25ª edição da Fenearte em julho
access_time
13/05/2025
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho marcará presença na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que será realizada de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Ao todo, 21 artesãos locais, incluindo seis mestras artesãs, irão expor uma ampla variedade de produtos. As peças abrangem diversas categorias, como itens comestíveis, crochê, materiais recicláveis, arte com lacres, identidade afro, derivados do coco, moda casa tradicional, cerâmica, entre outras expressões do rico artesanato cabense.
Os participantes foram selecionados por meio de uma ficha de pré-avaliação, onde apresentaram seus dados artísticos. Além disso, foram avaliados com base em suas obras, trajetória e postura artística desde o momento da inscrição.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo estima uma média de vendas superior a R$ 30 mil durante a feira. Esse valor deverá circular no município, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia local e o reconhecimento dos artistas da cidade.
Vale destacar que a Fenearte é também uma vitrine para divulgar o município e a cultura cabense para o Brasil e o mundo. A diversidade do artesanato local — que vai de alimentos a peças feitas com materiais recicláveis — evidencia a criatividade e autenticidade dos artistas da região.
“A Fenearte é importante não apenas para gerar renda aos artesãos, mas também para divulgar a forte identidade cultural que existe aqui no Cabo. O nosso artesanato é muito rico, e a feira reafirma isso. Além de movimentar a economia local, valoriza o trabalho desses artistas, destacando a importância de uma produção tão significativa”, afirmou o coordenador de artesanato, Will Cruz.
Por Jonatas Cavalcante
Foto: Gleibson Silva