Estudantes cabenses participam da 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
access_time
16/05/2025
Mais de 50 estudantes do 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho estão participando da 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A etapa inicial, que consistiu em uma prova teórica, foi realizada em todo o território nacional nesta sexta-feira (16). A aplicação do teste foi realizada no NEAC - Núcleo de Estudos Avançados e Científicos, no Centro.
“Esta é a primeira vez que o NEAC está participando desta competição de astronomia, e é muito gratificante ver o engajamento dos alunos. Estão todos de parabéns”, comentou a coordenadora do núcleo, Andressa Ximenes. “Esta prova é muito importante porque eles vão testar seus conhecimentos na área de astronomia, que envolve a matemática, química, física, geografia, vários conteúdos. Os melhores recebem medalhas e seguem na competição podendo vir a representar o município nas olimpíadas internacionais”, explicou o professor de astronomia Lucas Santos.
Os estudantes estavam entusiasmados e ansiosos para fazer a prova. “A minha expectativa é bem alta. Estudei bastante pra conquistar uma medalha”, disse Isabel Florêncio, 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Cláudio Gueiros Leite. “Meu objetivo é adquirir mais conhecimento. Além de aprender sobre astronomia, reforçar os conteúdos que já vemos em sala de aula. Que eu possa levar essa experiência pra minha vida”, comentou Widson Matheus, 14, do 9º ano da Escola Ariosto Nunes. Maria Aparecida, mãe de Ashrya Shamyra, aluna do 9º ano da Escola Marivaldo Burégio, foi acompanhar a olimpíada de perto e elogiou o trabalho do Núcleo de Estudos. “Aqui no NEAC encontramos um divisor de águas, onde o investimento na educação está sendo muito positivo e fazendo a diferença na vida da minha filha. Pra mim é um orgulho ver as crianças engajadas e toda a família NEAC com o mesmo propósito. Eu só tenho a agradecer”, disse ela emocionada.
Os secretários Isaltino Nascimento (municipal de Educação) e Rosemberg Nascimento (executivo de Educação), marcaram presença na Olimpíada e parabenizaram os estudantes. “A contratação de um professor de astronomia para o NEAC foi de suma importância e mostra o compromisso da gestão do prefeito Lula Cabral em trazer cada vez mais melhorias e oportunidades para os nossos estudantes", ressaltou Isaltino. “A participação de vocês, mesmo diante desse dia chuvoso, mostra o interesse pelo estudo e tenho certeza de que esta é só a primeira de muitas olimpíadas, de muitas medalhas e troféus que vocês irão conquistar não só no Brasil, mas em outros países também”, destacou Rosemberg.
Saiba mais - Criada em 1997, a OBA tem como objetivo despertar o interesse pela astronomia, astronáutica e pelas ciências entre estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A organização é da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
Por Raíza Muniz
Foto: Gleibson Silva