Prefeitura do Cabo intensifica limpeza de canais: mais de três mil toneladas de resíduos já foram retiradas entre janeiro e abril
access_time
23/05/2025
De janeiro a abril deste ano, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho recolheu 3,877 mil toneladas de resíduos dos canais do município. Com o aumento das chuvas nesta semana, os serviços de limpeza e desobstrução de canais, canaletas e linhas d’água estão sendo intensificados. Diversos resíduos como garrafas PET, eletrodomésticos, pneus, colchões e peças de roupa, entre outros materiais descartados de forma irregular são encontrados nos canais.
Ontem (22), a operação de limpeza foi nos canais de Garapu e da Nova Era, em Ponte dos Carvalhos. “Assim como nos bairros de Garapu e Ponte dos Carvalhos, outras localidades do Cabo também passarão por uma força-tarefa voltada à limpeza pública. É fundamental garantir uma manutenção eficaz para proporcionar aos moradores dessas regiões noites mais tranquilas durante a temporada de chuvas e, sobretudo, evitar que fiquem ilhados em suas próprias residências”, declarou o prefeito do Cabo, Lula Cabral.
Também é necessário a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo e entulho em áreas públicas e canais. Mesmo com a manutenção regular, o lixo depositado dentro ou nas proximidades dos canais é arrastado pelas chuvas, impedindo o escoamento das águas.
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Regionais trabalharam, ao longo desta semana, na desobstrução de canais na Rua 18 (transversal que liga ao Canal do Pajé), no Canal da Marezinha (que atravessa a Rua 17, na Bela Vista), no Canal do Viveiro (localizado no Loteamento Bom Sucesso), bem como no Canal da Santa Margarida, em Ponte dos Carvalhos. Em Garapu, na Avenida 4, também foram realizadas a desobstrução de canaletas e a limpeza do canal.
Por Jonatas Cavalcante
Foto: Gleibson Silva