Escola de Música celebra 49 anos com apresentações e homenagens
access_time
04/07/2025
Há 49 anos, a Escola Pública Municipal de Música José Ladislau Pimentel se destaca como um dos principais agentes de transformação social no Cabo de Santo Agostinho. Oferecendo aulas de musicalização infantil, teoria musical, solfejo e prática instrumental, ela já mudou a vida de muitas crianças e jovens cabenses. Nessa sexta-feira (4), a Igreja Matriz de Santo Antônio, situada no centro do município, serviu de palco para apresentações em homenagem ao aniversário da instituição, tendo a participação de cerca de 100 alunos.
A programação contou com apresentações musicais de variados instrumentos, como violão, bateria, clarinete, flauta doce e transversal, saxofone e trompete, que emocionaram o público. No repertório, clássicos da MPB e músicas internacionais consagradas. O recém-formado coral também se apresentou no evento, e a banda da escola encerrou o recital animando os presentes ao som do autêntico frevo. Na ocasião, ainda houve uma homenagem à Aparecida Pacheco, ex-funcionária da instituição, que já está aposentada. Além disso, sete alunos receberam certificado de conclusão do curso.
Atualmente, a escola conta com mais de 500 alunos, distribuídos em sua sede no Centro do município e no anexo situado no Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos. Isaltino Nascimento, secretário municipal de Educação, destacou a importância do momento. “Nós estamos muito felizes em estar aqui celebrando os 49 anos dessa riqueza que é a Escola de Música do Cabo. Por ela já passaram grandes artistas que são destaques no Brasil e até em outros países. Queremos parabenizar todos os que fazem parte dessa história”.
“A música salva, cura e transforma. O nosso município é celeiro de tantos artistas que aqui já passaram, e tenho certeza de que daqui deste púlpito sairão grandes e promissores artistas, porque o Cabo é uma cidade diferenciada; poucas têm a honra de possuir uma escola pública de música”, ressaltou o secretário executivo de Educação, Rosemberg Nascimento.
Giulia Natália, mãe da aluna de bateria Laura Sofia de 11 anos, agradeceu a oportunidade. “Eu estou muito orgulhosa da minha filha. Quando ela começou na escola de música estávamos passando por um momento muito difícil, e posso garantir que a escola transformou a vida da minha pequena”, comentou. Nicolas Faustino, 16 anos, foi um dos alunos que receberam o certificado de conclusão de curso na ocasião. Ele aprendeu violão na escola de música e descreveu como foi sua história na instituição. “Eu ia fazer 10 anos quando comecei. Pra mim foi uma experiência muito boa, diferente, onde aprendi muitas coisas além da música”, disse ele.
MATRÍCULAS ABERTAS - A Escola Municipal de Música está com matrículas abertas até o próximo dia 25 de julho para os cursos gratuitos de musicalização infantil (para crianças de 9 e 10 anos) e o curso básico de música (a partir de 11 anos, sem limite de idade). Os interessados podem se inscrever presencialmente de segunda a sexta-feira na sede da escola, localizada na Rua Vigário João Batista, 39 A, no Centro, das 8h às 18h (na sexta até às 16h), ou no anexo situado no 1º andar do Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos, das 8h às 14h. Os documentos necessários para se matricular são: duas fotos 3x4 coloridas e recentes, cópia do RG, cópia do comprovante de residência, declaração escolar ou Ficha 19.
Por Raíza Muniz
Foto: Gleibson Silva