6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Cabo reforça direitos, equidade e participação social
access_time
23/07/2025
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, foi realizada hoje a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, por meio da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Com foco em fortalecer propostas que garantam uma velhice digna, ativa e com respeito aos direitos fundamentais, os participantes da conferência debateram temas como o financiamento das políticas públicas, a proteção à saúde, o enfrentamento à violência, o protagonismo da pessoa idosa e o papel estratégico dos conselhos de direitos.
As discussões resultaram em propostas que serão representadas pelos quatros delegados eleitos, que irão, nas próximas etapas, contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva e justa para a população idosa.
A secretária Penélope ressaltou a importância das conferências como espaços de reencontro e construção. “Há uma necessidade urgente de garantir segurança nos espaços públicos, combater todas as formas de violência contra a pessoa idosa, inclusive a violência patrimonial e a negligência e reafirmar os direitos dessa população que já trabalhou tanto, construiu tanto... Agora é o momento de descansar, celebrar e ser respeitada”, destacou.
Por Ana Carolina Gomes
Foto: Gleibson Silva