Mutirão oferece cuidados em saúde e acolhimento para mães atípicas
access_time
02/08/2025
No Cabo de Santo Agostinho, o último sábado (02) foi voltado para o cuidado com a saúde das mães atípicas. O mutirão, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, realizou atendimentos para 100 mulheres. “Enquanto as crianças passavam por uma Avaliação Global (triagem inicial), elas puderam aproveitar o momento para cuidar de si mesmas”, destacou a secretária de Saúde do município, Ricarda Samara.
A secretária explica que é preciso acolher e valorizar essas mulheres, que se dedicam integralmente aos filhos e, muitas vezes, não têm tempo para cuidar da própria saúde. “É fundamental que elas recebam esse apoio, tanto no cuidado com a saúde física quanto mental, para enfrentar os desafios do dia a dia”, completou.
Enquanto a filha passava por uma avaliação clínica, Adriana aproveitou a oportunidade para realizar exames e agendar consultas. “Fui muito bem atendida e achei muito importante essa iniciativa da Prefeitura”, afirmou. O mutirão ofereceu serviços como coleta de citologia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação e agendamentos para consultas especializadas.
A expectativa é que a ação contribua para a promoção da qualidade de vida, prevenção em saúde e fortalecimento do vínculo com as famílias atípicas, por meio de uma escuta qualificada e acolhedora.
Por Heloísa Oliveira