Secretaria de Cultura do Cabo escuta propostas da população para políticas culturais
access_time
07/08/2025
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, iniciou na última segunda-feira (5), a Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo 2. A consulta ficará disponível até o dia 15 de agosto e tem como objetivo reunir sugestões, ideias e propostas da população para a construção do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), etapa essencial para garantir o repasse de recursos federais ao município.
A participação popular é fundamental para o fortalecimento das políticas culturais da cidade. Por meio da plataforma digital http://www.pnabcabo.com.br/, artistas, produtores culturais, grupos e cidadãos em geral podem acessar o formulário e contribuir com sugestões que vão orientar os investimentos nos próximos editais e ações culturais.
A iniciativa reafirma o compromisso do governo municipal com a escuta ativa da sociedade civil e com a democratização dos recursos da cultura. “A PNAB é uma conquista histórica para o setor cultural e, mais do que nunca, precisamos construir esse processo de forma participativa, ouvindo quem vive e faz a cultura do nosso município”, disse o Secretário Executivo de Cultura, Rogério Santana.
A PNAB é uma política permanente de fomento à cultura, criada pela Lei nº 14.399/2022, e coordenada nacionalmente pelo Ministério da Cultura, em articulação com estados e municípios. No Cabo de Santo Agostinho, a escuta pública é mais uma etapa para garantir transparência e diálogo na definição das prioridades culturais locais.
Por Jonatas Cavalcante