Projeto de estudantes do Cabo é concorrente na Olimpíada Brasileira de Robótica
access_time
27/08/2025
Alunos do Núcleo de Estudos Avançados e Científicos (NEAC) da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho vão participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece nesta semana (de 26 a 29/08) no Recife. Após seleção das melhores equipes locais na etapa regional da competição, a equipe se prepara agora para a fase estadual, representando o município do Cabo com o projeto RobotCabo na quinta-feira (28). Os alunos estão competindo na modalidade Artística, Nível 2 (para estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou Técnico Integrado).
A equipe RobotCabo é composta pelos estudantes Jullya Evelyn Ferreira do Santos (14 anos), Paulo Henrique da Costa Conrado (14 anos), Gabriel Clemente de Oliveira (13 anos) e Pablo Henrique de Lima Veloso (14 anos), sob a orientação da professora de Robótica Andreza Torreão.
Os estudantes apresentarão uma performance que integra tecnologia e identidade cultural, com o objetivo de valorizar o município por meio de imagens impactantes, incorporando, simultaneamente, passos de frevo (em parceria com o Balé Popular Brilhart e o Mestre de Cultura Eduardo Rodrigues), dança tradicional que compõe o patrimônio cultural pernambucano.
Assim, a proposta visa não apenas evidenciar o domínio técnico e criativo dos alunos, mas também difundir a cultura local em nível nacional. "Essa participação representa um importante marco para o Núcleo de Estudos Avançados e Científicos (NEAC), da Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho", destaca Andressa Ximenes, coordenadora do NEAC.
Saiba mais – A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma competição nacional que visa estimular jovens a se interessarem por ciência e tecnologia, especialmente na área da robótica. Trata-se de uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, destinada a estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, desde o ensino fundamental até o técnico.
Por Raíza Muniz
Foto: Pedro Batista