Campanha de Vacinação contra HPV para jovens entre 15 e 19 anos é prorrogada
access_time
15/09/2025
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho está realizando um levantamento nominal dos adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados contra o HPV. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal dessa faixa etária, após a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV até dezembro de 2025, estabelecida pelo Ministério da Saúde.
A infecção pelo HPV pode causar câncer de pênis, vulva, canal anal, boca e orofaringe. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto da pele ou mucosa com uma pessoa infectada, sendo a via sexual o principal meio de contágio. “É fundamental que os jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina no período regular aproveitem esta oportunidade de prevenção”, alerta a coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PMI), Priscila Machado.
Desde o início da campanha, a Secretaria de Saúde vem promovendo a vacinação nas escolas estaduais do município. “Agora, com a identificação por território, vamos ampliar a estratégia, garantindo que todos os adolescentes que ainda não foram imunizados tenham acesso à proteção”, destacou Priscila.
Os jovens também podem procurar as Unidades Básicas de Saúde para tomar a vacina, levando o cartão de vacinação e um documento de identificação. Dentro do esquema vacinal regular, o público-alvo é o de crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, quando os pais ou responsáveis devem levar seus filhos para tomar a vacina dentro do período recomendado.
Por Ana Cristina Lima
Foto: Gleibson Silva