Educação do Cabo promove 1º Encontro de Partilha da Rede Municipal
access_time
25/09/2025
Semeando saberes, colhendo transformações e garantindo acessibilidade. Este foi o tema do 1º Encontro de Partilha da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho, que reuniu dirigentes, coordenadores e supervisores das escolas do ensino fundamental e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME) nessa quarta-feira (24/09). A atividade foi realizada no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas, pela manhã contemplando as instituições das regionais 1 e 2 e à tarde as das regionais 3 e 4.
O objetivo do encontro, organizado pelas gerências de Formação da Política de Formação Continuada, de Gestão Democrática e de Ensino, foi promover um momento de compartilhamento de ações, experiências e conquistas de algumas escolas do ensino fundamental que possam vir a servir de inspiração para outras unidades escolares. A programação contou com momento cultural, mesa redonda com a participação de escolas destaques, partilha e escuta dos presentes e orientações para os aulões em preparação ao SAEB para as turmas do 5º e 9º ano.
Pela manhã, houve a apresentação das escolas Ana Maria, em Pirapama; Maria Tereza, na Vila Claudete; e Joaquim Nabuco, no Engenho Massangana. À tarde foi a vez das escolas Dr. Roberto Monteiro, em Arariba de Baixo; Dr. João Lopes, na Usina Bom Jesus; e Aristheu Figueiredo, na Charneca. Juntas, elas compartilharam suas experiências exitosas em avaliações externas como o SAEB e desafios enfrentados no dia a dia.
“Eu saio desse encontro muito alegre. Foi um momento de muito aprendizado, onde gestores puderam compartilhar conquistas, propostas, ideias e desafios com outros gestores que muitas vezes passam pela mesma realidade. Com esses depoimentos vimos como é importante a família estar integrada à escola, a boa comunicação com todos os professores e funcionários de cada unidade de ensino, a parceria entre os gestores, e ver que o básico funciona quando o foco é a aprendizagem dos nossos estudantes”, enfatizou Jakeline Arcanjo, gerente de Gestão Democrática da SME.
A gestora da Escola Municipal Joaquim Nabuco, Lóide Maria da Silva, parabenizou a iniciativa. “Foi um momento muito colaborativo. Tivemos a oportunidade de compartilhar nossos desafios e conquistas em um espaço seguro, de sinceridade e troca, onde pude compartilhar ideias e também aprender com minhas colegas. Que a gente continue com esses encontros, que são uma forma de valorização do nosso profissional e também um momento de aprender uns com os outros e ressignificar o que não está caminhando como gostaríamos. Foi muito gratificante”.
Por Raíza Muniz