Cabo fortalece políticas de proteção a meninas e mulheres com seminário sobre tráfico de pessoas e exploração sexual
access_time
07/10/2025
O Centro de Formação Elmo de Freitas sediou o Seminário de Prevenção e Proteção de Meninas e Mulheres, um evento que reuniu estudantes, gestores escolares, guardas municipais, conselheiros tutelares, assistentes sociais, representantes do poder público e lideranças comunitárias em um importante momento de diálogo e sensibilização sobre o tema.
Com o tema “Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual: Um Desafio para Proteger Meninas, Adolescentes e Mulheres”, o seminário foi uma iniciativa do Centro de Mulheres do Cabo (CMC), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Mulheres e Direitos Humanos. A ação teve como objetivo evidenciar que o tráfico de pessoas é uma das mais graves violações dos direitos humanos e que os casos têm crescido em todo o país, inclusive em Pernambuco.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Ministério da Justiça, a cada dois minutos uma pessoa é traficada no mundo. No Brasil, mais de 70% das vítimas são mulheres, enquanto crianças e adolescentes representam quase 40% dos casos. Diferente do que muitos pensam, o tráfico muitas vezes ocorre de forma silenciosa, dentro das próprias cidades ou residências, tornando meninas e mulheres alvos fáceis da exploração e do aliciamento.
Durante o evento, a secretária da Mulher, Aline Melo, destacou a importância de promover ações de prevenção e enfrentamento à exploração sexual, alertando que o Cabo de Santo Agostinho é um município com forte presença de turismo, portos e rodovias — fatores que podem facilitar o tráfico de pessoas.
Por Ana Carolina Gomes