Alunas do NEAC apresentarão trabalho na Mostra Nacional de Robótica em Vitória/ES
access_time
14/10/2025
O projeto Guardiões do Oceano, desenvolvido por um grupo de alunas do Núcleo de Estudos Avançados e Científicos do Cabo (NEAC), da Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho, foi selecionado para participar da Mostra Nacional de Robótica (MNR), Vitória, no Espírito Santo. Duas estudantes viajaram na madrugada desta terça (14) para representar a rede municipal de ensino do Cabo na mostra, que inicia hoje e segue até sábado (18), integrando o Robótica 2025, o maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, e que também reunirá a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
O projeto une educação ambiental e programação por meio da criação de um jogo no Scratch, que incentiva a preservação dos oceanos e conscientiza sobre os impactos do lixo marinho. Nele, as estudantes assumem o papel de guardiãs do mar, demonstrando como a tecnologia pode promover atitudes sustentáveis. “A iniciativa também valoriza o protagonismo feminino na ciência e na robótica, incentivando meninas a explorarem o universo da tecnologia e da inovação”, destaca a professora Andreza Simões, orientadora do trabalho.
A inspiração para o projeto veio a partir da preocupação com a poluição marinha, especialmente causado pelo descarte de plásticos e microplásticos, afetando diretamente a vida marinha e o equilíbrio dos oceanos. Ele está alinhado aos três ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. A ODS 14, vida na água, que fala sobre proteger a vida marinha. A ODS 12, consumo e produção responsável, que nos alerta a fazer o descarte correto dos resíduos; e a ODS5, igualdade de gênero, já que muitas meninas participaram ativamente da criação desse jogo, mostrando que também podem estar na área de programação, ciência e tecnologia. “Com esse projeto, nós aprendemos que as pequenas atitudes, como reduzir o uso de plástico e descartar corretamente o lixo, podem gerar grandes impactos”, disse a aluna Kevilly Vitória.
“Para nós, da Educação, é motivo de grande orgulho ver nossas estudantes representando o Cabo em um evento que é reconhecido como o maior da América Latina na área de Robótica. Incentivar e apoiar nossos alunos a desenvolverem projetos inovadores e a levarem o nome do município para além das salas de aula é um compromisso da gestão do prefeito Lula Cabral", destacou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.
Por Raíza Muniz