Exposição “Expressão Figurativa” colore o Palácio da Cultura
access_time
12/11/2025
Nesta quarta-feira (12), o Palácio da Cultura, localizado no centro do Cabo de Santo Agostinho, está envolto em formas e cores, mergulhado nas artes do figurativismo. As pinturas, expressas de um jeito realista e estilizado, são assinadas pelo artista plástico cabense Vanduir Jamaica, que intitulou suas obras de “Expressão Figurativa”. A mostra ficará em cartaz até o dia 17 de novembro.
Ainda quando era criança, Vanduir se sentiu atraído pela arte, envolto em linhas que pareciam ter vida própria e pelas cores chamativas das tintas. O incentivo decisivo veio de seu chefe, que percebeu o talento do artista e o motivou a investir na pintura, que até então era apenas um passatempo. Em cerca de um ano, Vanduir produziu 35 quadros — 26 deles expostos na mostra —, pintados a óleo e em acrílico. As obras retratam desde a beleza das praias do Cabo até a força e a simplicidade do sertão nordestino. Suas telas mesclam traços firmes e cores vibrantes, que expressam o cotidiano, a cultura e as raízes da região.
Vanduir Jamaica destacou a importância da arte e da cultura para o município e comemorou não apenas sua primeira exposição, mas também o significado do momento. “Assim como as fotos, eu imortalizo paisagens que hoje podem estar aqui e amanhã não, mas que estarão sempre registradas e eternizadas. Que as novas gerações possam cultivar isso, porque não há nada mais belo que a força e a cultura que a nossa cidade carrega”, afirmou.
A exposição teve início na última segunda-feira (3) e segue aberta para visitação até o dia 17, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A entrada é gratuita. Para os amantes da arte, as obras, além de estarem em exposição, também estão disponíveis para venda.
Por Heloísa Oliveira