Tarde de treinamento: Defesa Civil faz simulação de evacuação em escola municipal
access_time
18/11/2025
Estudantes da Escola Municipal Edmar Moury Fernandes, no Engenho Serraria, viveram uma tarde diferente nesta terça-feira (18). A rotina escolar foi interrompida para uma simulação de evacuação que colocou alunos, professores e os demais profissionais da escola em clima de operação real. Coordenada pela Defesa Civil, a ação envolveu 21 agentes. A atividade reproduziu um cenário de emergência: uma explosão na Refinaria Abreu e Lima e a formação de uma nuvem química capaz de atingir a comunidade escolar. O treinamento que ocorreu em parceria com a Petrobras levou informação, preparo e muito aprendizado para todos participantes.
A operação contou ainda com o apoio da ROMU e da Guarda de Trânsito, que ajudaram na organização do entorno. Sem alarde, mas com precisão, os agentes da Defesa Civil orientaram professores e alunos a colocar em prática o protocolo de evacuação. Os 80 alunos deixaram as salas com agilidade, seguindo as rotas de fuga previamente definidas. A movimentação chamou a atenção dos moradores, que saíram de casa para acompanhar de perto cada etapa do treinamento.
“A segurança dos nossos estudantes é prioridade. Ver toda comunidade escolar unida em um exercício como esse mostra que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Lula Cabral.
Ana Paula Ferreira, 32 anos, mãe do aluno Alex, que participava do treinamento, parou as atividades domésticas para acompanhar a simulação. Segundo ela, esse tipo de simulação pode ajudar a salvar vidas. “Esse treinamento é muito importante, nossos filhos precisam saber como lidar em momentos de risco. Aprender o que fazer e como lidar em um possível desastre pode ajudar a salvar vidas”, comentou.
Representantes da Petrobras acompanharam todo o treinamento. A atividade durou apenas alguns minutos, mas foi intensa o suficiente para transformar a tarde da escola em um importante exercício de prevenção. Mais do que um treinamento, foi um aprendizado sobre atenção, responsabilidade coletiva e proteção de vidas. Para o gerente da Defesa Civil, José Roberto de Oliveira, a simulação permite que todos entendam, de forma segura, como reagir em uma situação real. “Nosso objetivo é treinar nossos estudantes e nossos agentes em como agir em situações de risco, visando a proteção e o cuidado da vida”, disse.
Por Tayná Benigno