Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza encerramento de curso para feirantes dos mercados públicos municipais
access_time
19/11/2025
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, concluiu nesta quarta-feira (19) mais um ciclo de capacitações voltado aos feirantes dos mercados públicos municipais. A formação é fruto da parceria entre a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O curso com carga horária de 20 horas, aconteceu durante os dias 17, 18 e 19 de novembro, todos os participantes receberam camisa, boné, ecobag, material didático e certificado de conclusão pelo SENAR.
“Investir na qualificação dos feirantes é garantir um serviço melhor para a população, mais oportunidades de renda e um comércio cada vez mais forte. Estamos trabalhando para apoiar quem movimenta a economia da nossa cidade”, afirmou o prefeito Lula Cabral.
Ao longo dos três dias, os participantes tiveram acesso a conteúdos essenciais para fortalecer suas vendas, aprimorar o atendimento ao público e elevar a qualidade dos serviços oferecidos nas feiras livres do município. De acordo com o gerente de qualificação profissional, Wallace Ramos, entre as temáticas abordadas estiveram: técnicas de apresentação, dinâmica de relacionamento humano, noções de segurança do trabalho, conceitos e histórico das feiras livres em Pernambuco, percepção dos fregueses, perfil do empreendedor, organização e disposição de produtos, princípios da comercialização, definição de produto de qualidade, lei do consumidor, higiene e estado sanitário dos alimentos, cuidados com embalagem, além de orientações sobre transporte e armazenamento. “Nosso objetivo é especializar nossos feirantes para que eles possam elevar o nível dos seus negócios e do atendimento ao cliente”, comentou.
Para o comerciante, Severino da Silva, buscar conhecimento é a chave para a melhoria profissional. “Gostei bastante do curso. Se houver outras oportunidades para me capacitar, com certeza, estarei aqui para fazer. Conhecimento é essencial, sem ele não há como progredir na vida”, disse.
Por Tayná Benigno
Foto: João Barbosa