Instalação do Banco Vermelho na Charneca reforça mobilização pelo fim da violência contra a mulher
access_time
05/12/2025
A Praça da Charneca ganhou um novo equipamento: o Banco Vermelho. Nesta sexta-feira (05), a Secretaria da Mulher instalou mais um banco na cidade, reforçando a campanha de 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
Desde agosto, quando um enorme Banco Vermelho foi instalado na Praça da Estação, no Centro, a Secretaria da Mulher vem realizando ações de conscientização em espaços públicos e escolas. Nessas atividades, também foram colocadas carteiras vermelhas nas unidades de ensino, simbolizando vidas interrompidas pela violência.
Desta vez, a Praça da Charneca foi escolhida por ser uma área de grande fluxo, localizada entre as margens da BR e a Escola Municipal Padre Antônio Melo Costa. O objetivo é garantir ainda mais visibilidade à campanha e aumentar o alcance da mensagem de prevenção. Além da Charneca, já foram instalados bancos vermelhos no Centro, em Pontezinha e em Juçaral. E amanhã (06), a ação seguirá para o Litoral, com a instalação de mais um banco na Praça de Suape.
“Passei por aqui, vi esse banco e ele me chamou muita atenção. Achei muito interessante a iniciativa da prefeitura. Parabéns”, afirmou Edilene Rodrigues, moradora da Charneca.
“Não é só um banco, é um símbolo de resistência, de luta e de muita vontade de mudar a realidade do Brasil. O feminicídio é a maior pandemia nacional, e a gente não vai ficar de braços cruzados. A mensagem é única: sentar, refletir, levantar e agir pelo fim da violência contra a mulher”, destacou Aline Melo, secretária executiva da mulher.
Por Ana Carolina Gomes
Foto: João Barbosa