1ª Conferência de Segurança Pública do Cabo encerra debates e consolida propostas para o Plano Municipal
access_time
06/12/2025
Hoje (06), segundo dia da 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública e Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho foi marcado pelas plenárias — etapa final para a construção do Plano Municipal de Segurança Pública. Pela manhã, os participantes aprovaram o regimento da conferência e acompanharam a palestra “Espaço Público como ferramenta de prevenção à violência”, ministrada pelo secretário de Planejamento e Urbanismo Social do Cabo, Antônio Neto.
Em seguida, os grupos temáticos debateram e detalharam as propostas, que foram apresentadas e votadas na plenária final. Entre as principais prioridades apontadas pela população estão: melhorias na infraestrutura urbana (22,2%), fortalecimento da atuação da Guarda Municipal (21,9%), ampliação de projetos sociais para a juventude (20,5%), avanços na educação formal e complementar (11,2%) e qualificação profissional para o primeiro emprego (10,5%).
Para o prefeito Lula Cabral, a conferência representa um avanço histórico. “A construção do plano nasce da participação social. Ouvimos quem vive diariamente os desafios do nosso município. Segurança se faz com ações integradas e políticas que cuidam das pessoas”, pontuou.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Julierme Veras, com o encerramento das atividades, o Cabo de Santo Agostinho dá um passo decisivo para estruturar um plano de segurança pública baseado na escuta popular e na integração de políticas preventivas. “Com as propostas aprovadas pela plenária, iniciaremos a elaboração da Política Municipal de Segurança Pública, que será apresentada à população como um documento fruto do diálogo, da participação social e do compromisso coletivo com uma cidade mais segura”, destacou.
Por Tayná Benigno
Foto: João Barbosa