Segunda (26) é ponto facultativo no Cabo. Data marca a chegada de Vicente Pinzon ao Brasil, por Suape, antes de Cabral
access_time
23/01/2026
Segunda-feira (26) será ponto facultativo na Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho. Órgãos municipais não funcionarão, apenas os serviços essenciais serão mantidos. A data comemora o Dia Municipal da Nacionalidade Hispânico-Brasileira, em homenagem a Vicente Yañez Pinzón.
O navegador espanhol aportou em terras brasileiras pela praia de Suape, em 26 de janeiro de 1500, três meses antes da chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. No entanto, Pinzón não obteve reconhecimento histórico, pois sua chegada ao país foi considerada um incidente da expansão marítima espanhola. A Espanha, por sua vez, não reivindicou a descoberta em razão do Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal.
Dessa forma, coube a Pedro Álvares Cabral o título de “descobridor” oficial do Brasil, após sua expedição chegar ao país pela Bahia, em 22 de abril de 1500.
Entretanto, uma Lei Municipal criada em 2010, estabelece a data de 26 de janeiro como o Dia Municipal da Nacionalidade Hispânico-Brasileira, numa referência a chegada de Vicente Pinzón no Cabo de Santo Agostinho. Em sua homenagem, foi construído um monumento que representa a caravela do navegador espanhol. A Caravela construída em aço foi instalada às margens da BR-101.
Por Ana Cristina Lima
Foto: João Barbosa