Mais de 1,5 mil profissionais da Educação participaram da abertura oficial do Ano Letivo de 2026
access_time
02/02/2026
Educação, cultura e acolhimento marcaram o início do Ano Letivo de 2026 no Cabo de Santo Agostinho, durante evento que reuniu mais de 1,5 mil profissionais da rede municipal. A abertura oficial foi promovida nessa segunda-feira (2) pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, na quadra da Escola Municipal Professor Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos.
O prefeito Lula Cabral deu as boas-vindas aos profissionais da Educação e destacou os avanços da rede municipal. “O ano passado foi de planejamento e este será um ano de entregas. As escolas estão sendo reformadas, climatizadas e estruturadas. É assim que mostramos respeito à população e aos profissionais, com cuidado, atenção e compromisso”, destacou. O vice-prefeito, Jamerson Batera, secretários e vereadores também marcaram presença.
Com o tema “Paulo Freire: educação libertadora e humanizada para conectar mundos”, a programação marcou o início das atividades pedagógicas, reforçando o compromisso com uma educação democrática, inclusiva e transformadora. A abertura foi abrilhantada pelo grupo Balé Brilhart, que recepcionou o público com o autêntico frevo e realizou, no palco, uma apresentação em homenagem a Paulo Freire, considerado patrono da Educação Brasileira (Lei nº 12.612/2012).
Além das apresentações culturais, o evento contou com uma palestra temática ministrada por Targélia Albuquerque, professora, pesquisadora e integrante da Cátedra Paulo Freire da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De forma interativa, a palestra promoveu reflexões sobre o tema do ano letivo e contou com a participação de gestoras, entre elas Loide Silva, da ETI Joaquim nabuco, que ressaltou o clima de entusiasmo para o início do ano letivo. “O coração está a mil, com muita vontade de recomeçar. Estamos vivendo esse momento com euforia e alegria, certos de que 2026 será um ano incrível para a Educação”, comentou. “Apresentamos as novidades e os desafios que teremos ao longo de 2026, com a certeza de que a Educação do Cabo continuará avançando e construindo, com diálogo, compromisso e muito trabalho”, afirmou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.
HOMENAGEM – Durante o evento, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma homenagem à profissional do Ano Letivo de 2026, Ruizeny Monteiro Viana, coordenadora de Fluxo de Pessoal da pasta. Na ocasião, foi exibido um vídeo destacando sua trajetória e contribuição para a educação do Cabo de Santo Agostinho. Ruizeny também recebeu uma placa em reconhecimento ao seu trabalho, assim como Nádia da Purificação, profissional homenageada do Ano Letivo de 2025.
Por Raíza Muniz
Foto: Gleibson Silva